Connect with us

Politica

Lei antidopagem vai a aprovação final no dia 28 de Fevereiro

Published

on

A Lei Antidopagem, que começou a ser discutida este mês na generalidade e depois na especialidade, na terceira Reunião Extraordinária da segunda Sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional, vai à votação final global no dia 28 de Fevereiro.

A informação foi confirmada à Rádio Correio da Kianda pela deputada Navita Ngolo, que garantiu que “não há atraso por parte da Assembleia Nacional, por entender que a Lei foi remetida aos parlamentares com carácter de urgência e já foi aprovada na generalidade e, na especialidade, e poderá ser aprovada na globalidade na próxima semana”.

A deputada disse, por outro lado, que, à semelhança desta lei, “há muitas outras coisas estacionadas por falta da celeridade e a devida atenção por parte de quem de direito”.

Navita disse ainda que espera que “esta lei sirva de experiência para os assuntos de interesse não só internacional, mas, de carácter interno”.

Por sua vez, a jurista Evandra Fortunato é de opinião que “o Parlamento está no bom caminho”. Disse que, “apesar do carácter de urgência convém que não violar nenhuma norma interna”.

Segundo o presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, a suspensão de Angola por parte da Agência Mundial Antidopagem (WADA-sigla em inglês) poderá “facilmente ser levantada a partir do momento em que a WADA receber o instrumento contra dopagem no desporto angolano já promulgado”.

Anti-doping: Angola suspensa de competições do Comité Olímpico Internacional