Connect with us

Mundo

Lavrov discute relações bilaterais e guerra na Ucrânia em Moçambique

Published

on

O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, visita esta quarta-feira, 31, Moçambique, onde terá um encontro com o ministro das Obras Públicas moçambicano para debater as relações bilaterais e a guerra na Ucrânia, anunciaram as autoridades de Maputo.

Durante a deslocação à capital moçambicana, Lavrov reúne-se com o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, segundo uma nota do Governo local.

“Os governantes abordarão o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação, assim como a situação política, social, económica e de segurança dos dois países. Irão, igualmente, trocar impressões sobre a guerra na Ucrânia”, lê-se em comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (Minec) moçambicano, em cujas instalações decorrerá o encontro.

Moçambique esteve entre os países que se abstiveram, em votações na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), de condenar a invasão russa da vizinha Ucrânia.

O chefe da diplomacia russa iniciou um périplo por África, na segunda-feira, em Nairobi (Quénia), onde se reuniu com o presidente queniano, William Ruto, e ontem esteve, em Bujumbura, Burundi, onde se encontrou com o seu homólogo Albert Shingiro.

Lavrov deverá participar numa reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na Cidade do Cabo, na quinta e sexta-feira, em preparação da cimeira que a África do Sul acolhe em Agosto.

A viagem do ministro antecede também a segunda cimeira Rússia-África, que se realizará em São Petersburgo, em Julho.

A visita a África surge depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, ter concluído, na semana passada, uma digressão pelo continente – que incluiu Moçambique -, durante a qual instou os países africanos a porem termo a neutralidade em relação à guerra contra a Ucrânia.

Com agências internacionais

https://correiokianda.info/lavrov-veio-para-resolver-todos-os-problemas-entre-angola-e-russia-embaixador/