Connect with us

Destaque

Laúca: Testes da primeira turbina em Maio

Published

on

A informação foi avançada pelo director de projecto Laúca, Elias Daniel Estevão, à imprensa, tendo referido que em Maio se dará o início dos ensaios da primeira máquina visando garantir que a unidade gere energia em Julho sem criar transtornos técnicos.

“Após o acondicionamento da máquina em Maio próximo, nos finais do mês de Julho vamos iniciar a geração comercial da primeira unidade de energia de 334 megawatts de potência”, disse.

O responsável frisou que o início dos testes em Laúca, permitirá defluir mais água para a barragem de Cambambe (Cuanza norte), fazendo com que a mesma eleve o seu nível de produção energética, evitando deste modo as restrições que se observam no país, sobretudo em Luanda.

Fez saber que hoje se cumpriu com êxito a meta de 45 dias desde o início do enchimento da albufeira a 11 de Março que tinha uma elevação inicial de 730 de superfície de água.

“O dia é bastante importante para o andamento da barragem, na medida em que se cumpriu com o processo da segunda etapa relativa ao enchimento da albufeira que atingiu uma altura equivalente a um prédio de 23 andares”, frisou.

Iniciado em 2012, o projecto compreende uma área de 24 mil hectares, incluindo a Albufeira, com uma capacidade projectada de dois mil e 70 megawatts, Laúca constitui actualmente o maior projecto de engenharia civil e energético do país, orçado em 4,5 mil milhões de dólares.

O investimento abrange a construção civil, produção, fornecimento e colocação em serviço do sistema de transporte de energia, a partir do rio Kwanza, do qual surgiram também as barragens de Cambambe com 960 MW e Capanda com 520 MW.

Garantem os trabalhos em Laúca mais de oito mil e 500 operários, com destaque para jovens angolanos idos de vários pontos do país.

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas