Sociedade
Lançada campanha de rastreio ao cancro da mama no Hospital “Pedalé”
Com o objectivo de promover a prevenção e o diagnóstico do cancro da mama, inserido do programa Outubro Rosa, o Hospital Pedro Maria Tonha “Pedalé”, lançou esta segunda-feira, 13, uma campanha de rastreio a fim de obter-se o diagnóstico precoce da doença.
Mais de trezentas mulheres já estão inscritas para a campanha e prevê-se um aumento crescente de adesão e sensibilização da população feminina para a importância dos exames preventivos.
O porta-voz da actividade, Celestino Delgado, médico cardiologista, ressaltou que o número de casos de cancro da mama são preocupantes. O Centro de Oncologia regista em seis mil casos, mil e quinhentas mortes, daí a necessidade da campanha de rastreio.
“Quando falamos em cancro da mama, estamos a falar que desses seis mil casos, geralmente, são casos que vêm já com sintomas, muito dificilmente vêm com rastreio, então isso torna a coisa muito mais preocupante, porque por norma, as mulheres vêm ao hospital quando sentem dor ou alguma anomalia a nível da mama, retração, pele em casca de laranja, e ai já é um pouco tarde para o tratamento da mesma mama”, disse.
O responsável frisou que o Hospital Pedro Maria Tonha “Pedalé”, está apetrechado com equipamentos de última geração, para realização de ecografia da mama e mamografia, para a detenção precoce do cancro.
“Para além do alto exame a observação constante da mama, muitas das vezes o cancro ele não se apresenta em forma de um nódulo que seja palpável, ele só vai ser diagnosticado através de exames imagiológicos específicos que nos permitem a detenção e nesse contexto, o nosso complexo hospitalar esta equipado por equipamentos capazes de fazer essa detenção precoce que é a ecografia da mama e principalmente a nossa mamografia que é de última geração e permite fazer a detenção de micro nódulos suspeitos de malignidade, só ai é que a gente pode detectar e começar já um tratamento específico e esta mulher pode ficar livre do câncer”, avançou.
Celestino Delgado informou que os interessados em fazer parte da campanha devem ligar para fazer um prévio agendamento.
“Só com agendamento é que a pessoa vai dirigir-se ao centro hospitalar, neste exacto momento já temos mais de 350 pacientes inscritos que vão começar o rastreio, e serão distribuídos entre os períodos da manhã e da tarde para evitarmos aglomerados. Em termos de organização o terminal para o agendamento é o 943 041 067”, explicou.