Sociedade
Laboratórios de investigação veterinária do Huambo inoperante há 12 anos
Os laboratórios do Instituto de Investigação Veterinária na província do Huambo estão paralisados há doze anos, por falta de técnicos e de reagentes.
A informação foi avançada pela responsável do laboratório central do Instituto, Mavilde Pires, durante a visita dos deputados da bancada parlamentar do MPLA, no círculo provincial do Huambo.
Desde 2013 que os laboratórios deixaram de funcionar. Mavilde Pires defendeu a sua entrada em funcionamento, tendo em conta o relançamento dos programas de pecuária do governo, os laboratórios seriam úteis para as respostas às necessidades do sector.
Por sua vez, a deputada do MPLA pelo círculo provincial da Assembleia Nacional, Dolina Miguel, disse que as preocupações apresentadas pela responsável serão apresentadas ao executivo.
“A nossa postura vai ser sempre de advogar, para que o executivo, na sua responsabilidade possa então, ao ingresso de novos técnicos para que o sector de investigação veterinária possa de facto, apoiar o executivo a dar respostas urgentes nas situações que hoje ainda vivemos”, afirmou.