Conecte-se agora

Sociedade

Laboratório de análises clinicas próximos de Hospitais transformados em “Candonga” de Médicos e Enfermeiros

António Sacuvaia

Publicados

on

laboratório de análises clinicas próximos de hospitais transformados em “candonga” de médicos e enfermeiros - hospital - Laboratório de análises clinicas próximos de Hospitais transformados em “Candonga” de Médicos e Enfermeiros

É uma realidade que se pode assistir e constatar em qualquer hospital de Luanda. Onde o convénio ilegal, entre Médicos e enfermeiros , com os laboratórios de analises clinicas privadas, próximos dos Hospitais Públicos, tornou-se num autentico negócio, aos olhos, até da Polícia.

O único Hospital Público do distrito do zango, é um deles, para além de outros, como a do Capalanga e do Beiral, por onde a equipa do Correio da Kianda passou, e constatou o facto. São dezenas de pacientes, nestes hospitais acima referenciados, ouvidos pelo Correio da Kianda, que terão sido encaminhados para os laboratórios adjacentes aos hospitais públicos, supostamente por falta de reagentes. Filomena Manuel, de 22 anos, foi uma das nossas entrevistadas, aparentemente debilitada e com dificuldades em colocar-se em pé, lhe foi prescrito por um dos médicos, no Hospital do Zango, analise Widal, um diagnostico pouco complexo, mas ainda assim, a Jovem foi aconselhada a dirigir-se a um Posto medico próximo do Hospital por um dos enfermeiros alegadamente por não estarem, os aparelhos disponíveis para o efeito.

“ Aqui no Hospital do zango é mesmo assim, até analises simples, te mandam ir fazer fora. Mas se lhes falares que tens mil kwanzas, te mandam embrulhar rápido num papel para entregar as escondidas. Conta, uma das pacientes com quem o Correio da Kianda conversou.

As denúncias do negócio das analises prossegue. Nos Hospitais do Capalanga e Beiral, os relatos são semelhantes, dizem os pacientes, que tanto a cobrança de analises como o encaminhamento de pacientes a laboratórios de analises clinicas próximos de hospitais, têm tido aval da direcção do Hospital, que em convénio com os proprietários dos laboratórios privados, têm recebido dinheiro, por cada paciente enviado.

“Aqui no beiral, os próprios enfermeiros até te falam na cara que podes ir se queixar na direcção do Hospital não vão lhe fazer nada, o que quer dizer que até a própria direcção do Hospital, sabe do negócio das analises. Até urina, as vezes nos mandam ir fazer lá fora. Denunciam!

A situação que tem deixado agastado muitos cidadãos, alonga-se a muitos anos, segundo os nossos interlocutores, e as vezes, aos olhos da Inspecção da Saúde de Luanda, que segundos fontes do Correio da Kianda, têm recebido comissão, de vários hospitais da Capital.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (239)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (13)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Lazarino Poulson
Lazarino Poulson (1)

Jurista e Especialista em Direito Administrativo

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (14)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (60)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (7)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação