Reportagem
Kwenda impacta vidas de famílias no Município do Ekunha
O programa de fortalecimento de protecção social, Kwenda, chegou pela primeira vez na comuna do Chipeio, Município do Ekunha, província do Huambo. As aldeias de Ombala Mbundo, Mbala Tchissendi e Ombala Sambalundo foram as contempladas este sábado, 14, onde um total de 1399 famílias beneficiaram de 66 mil kwanzas, o que equivale a duas prestações.
Semblantes carregados de alegria, gritos e cânticos de emoção foi o que se viu e ouviu em cada cidadão, contemplado pelas transferências monetárias do Kwenda, neste sábado, 14, na comuna de Chipeio, onde o Programa de Transferência de Rendas a Famílias Vulneráveis, já é uma realidade.
Entrevistados pelo Correio da Kianda, os agregados reconheceram que o programa vai mudar as suas vidas, e como prioridade, apontaram aplicar o dinheiro que receberam na agricultura.
“Este dinheiro vou comprar com ele adubo, amônio e semente para cultivar e fazer crescer a minha renda em casa“, disse, com um sorriso nos lábios, Maria de Fátima, beneficiária de 32 anos.
Na língua local, umbundo, Cassova Ngueve, uma outra beneficiária, de 52 anos, disse que após receber o dinheiro, que não esperava que tal se efectivasse, pelo que agradeceu o gesto do programa do Governo de Angola.
“Essanju Yatcho e linga e ussumba, tuampandula avoyo (A nossa alegria transborda e estamos muito agradecidos)”, agradeceu, Cassova Ngueve, outra beneficiária ouvida pela reportagem do Correio da Kianda.
Chimuma de Oliveira, Directora do FAS na província do Huambo, disse, à margem do acto, que o Kwenda já desembolsou na província mais de 19 mil milhões de kwanzas, acrescentando que no município do Ekunha, foram cadastrados vinte e duas mil e quinhentos e setenta e cinco famílias.
Hélder Resende de Oliveira
16/12/2024 at 8:37 am
Bem haja 🙏 🙏 🙏