Connect with us

Angola que dá certo

Kwenda: agricultura e negócios são principais destinos dos valores recebidos no Cuanza Norte

Published

on

As famílias em condições de vulnerabilidade, beneficiárias do programa de transferências sociais monetárias, denominado Kwenda, no município do Gulungo Alto, província do Cuanza Norte, dizem que os valores recebidos estão a permitir melhorar as suas condições de vida.

A cidadã Cristina Francisco diz que o dinheiro que recebeu da primeira prestação investiu em negócio de venda de bolinhos. Hoje, passados alguns meses, “o lucro duplicou”, e permitiu comprar botija, fogão, entre outros utensílios domésticos.

Já Palmira Samahamba, que também recebeu 66 mil kwanzas da primeira prestação, optou em investir o dinheiro do Kwenda na agricultura, no cultivo de mandioca, batata, banana e Ginguba.

“Agora já estou a começar a recolher. É que está a me ajudar muito. Até a minha filha e meus netos que estão lá em Luanda estão a beneficiar-se”, afirmou.

No município do Gulungo Alto estão cadastradas para o programa, 4511 famílias cadastradas. Deste número, 4364 famílias já receberam a terceira e quarta prestações do Kwenda.

O director do FAZ no Cuanza Norte, Lourenço Matias, disse que para aquele município já foram desembolsados 445 milhões de kwanzas.

“Como pagamos por semestres, cada família recebeu agora um valor de 66 mil kwanzas e estamos satisfeito com a forma como cada família está a dar destino aos valores que recebeu”, afirmou.

Colunistas