Angola que dá certo
Kwenda: agricultura e habitação dentre as prioridades dos beneficiários
Mais de duas mil famílias carenciadas do município do Mussende, na província do Cuanza Sul, receberam, na última terça-feira, 66 mil kwanzas do programa de transferências sociais monetárias, denominada Kwenda, correspondentes a primeira e segunda prestação.
É a primeira vez que o Kwenda chega àquele município do Cuanza Sul. O Bairro Mbanza Mussende, sede do município, várias famílias juntaram-se para receber os valores do programa de fortalecimento social do governo.
Ao discursar na cerimónia realizada na comuna sede de Mussende, a directora provincial do Instituto de Desenvolvimento Local no Cuanza Sul, Carolina Guiar, referiu que 18.665 famílias estão cadastradas e que receberam os valores do Kwenda, nas três comunas do município, nomeadamente Mussende sede, São Lucas e Quenhe.
De acordo com a responsável, 2.234 é o total das famílias de 16 bairros daquele município que recebem os valores da primeira e segunda fases do Kwenda.
“E neste ponto em que nos encontramos, 609 famílias dos bairros da Banza Mussende, Cassembe e Santo Agostinho, começam a receber 66 mil kwanzas correspondentes a primeira e à segunda prestação”, disse.
Carolina Guiar afirmou ainda que o programa prevê desembolsar uma quantia de mil milhões, 188 milhões 792 mil kwanzas, para apoiar as famílias e dinamizar a economia das aldeias do município.
“É uma missão que está sendo levada com muito rigor, responsabilidade, transparência e parcimónia, permitindo que os valores cheguem em segurança a cada um dos beneficiados aqui presentes e também àqueles que se encontram em outros bairros do município”, justificou.
Alguns dos beneficiários afirmaram que o programa Kwenda chegou em boa hora. Dinamizar o cultivo agrícola, a compra de chapas e construção de casa própria, bem como questões de saúde foram apontadas como prioridade de investimentos.
Bartolomeu José Capembe, um dos beneficiários, disse que tem vivido dificuldades na aquisição de insumos agrícolas, visto que as poucas sementes que aparecem são vendidas a preços caros.
“Fiquei muito feliz hoje. Nunca consegui esse valor. Hoje Deus ajudou. Agradeço muito… e esses 66 mil kwanzas vou comprar a semente”, afirmou, referindo-se ao feijão, milho e outras sementes para dinamizar a sua produção agrícola.
Antónia Moutinho é outra beneficiária do Kwenda, que vê nos valores que recebeu do governo, uma oportunidade para dar outro dinamismo à sua lavra. Entretanto o seu maior sonho é ver resolvida a questão da ponte para travessia da outra margem do rio onde desenvolve a sua actividade agrícola, para chegar a sede da vila para a sua comercialização.
“Só neste momento assim já vou conseguir comprar catana e enxada que são nossos principais instrumentos de cultivo”, afirmou emocionado outro beneficiado.
A província do Cuanza Sul tem 36 comunas distribuídas em 12 municípios, dentro de 58.698KM2.
Segundo a governadora Mara Quiosa, até ao momento o programa Kwenda já beneficiou 108 agregados familiares em sete municípios da província já beneficiaram de valores do programa de fortalecimento e protecção social com 66 mil kwanzas cada.
“O Kwenda é isso, mais do que um programa é uma fonte, uma forma, como disse, de gerar renda para as nossas famílias, de combater a pobreza das nossas famílias, e de trazer mais dignidade, para as nossas famílias”, disse Mara Quiosa.
Para a governadora, o Kwenda “é um importante programa que está a ajudar as nossas famílias, principalmente aquelas mais desfavorecidas, mais vulneráveis, e que tême stado a encontrar neste programa, uma base sólida de sustentação, no aumento das suas rendas e no combate à fome e à pobreza” nos municípios da província do Cuanza Sul.