Connect with us

Destaque

Kwanzas em circulação em Angola aumentam pela primeira vez em maio

Published

on

Angola tinha em circulação, em maio, 438.709 milhões de kwanzas (equivalente a 2.310 milhões de euros) em notas e moedas, a primeira subida, de quatro por cento, em vários meses.

De acordo com dados do Banco Nacional de Angola (BNA) sobre a Base Monetária Ampla do país, a que a Lusa teve acesso, entre abril e maio foram colocados em circulação (física) no país mais 16.535 milhões de kwanzas (87 milhões de euros).

 

Desde janeiro, quando o dólar atingiu valores máximos do ano, o BNA já retirou de circulação quase 60.000 milhões de kwanzas (317 milhões de euros), numa estratégia de valorização da moeda nacional.

Em simultâneo, é cada vez mais habitual assistir a caixas da rede interbancária angolana (multibanco) sem notas disponíveis para levantamento.

Em abril, o volume de kwanzas em circulação atingiu o valor mais baixo desde 2013, de 422.174 milhões de kwanzas (2.230 milhões de euros), tendo subido em maio pela primeira vez este ano.

Um dos efeitos mais visíveis da descida do número de notas e moedas em circulação desde janeiro, conforme a Lusa constatou em habituais rondas pelas ruas de Luanda, é a subida do valor do kwanza, travando a valorização do dólar norte-americano no mercado paralelo, ilegal, mas também a única solução para quem tenta, sem sucesso, aceder a divisas nos bancos.

Depois de máximos de 500 kwanzas (2,70 euros) por cada dólar, nos primeiros dias do ano, comprar a nota norte-americana desceu, após quedas consecutivas, para cerca de 380 kwanzas (dois euros).

Temos de mudar a nossa forma de usar e de lidar com dinheiro. Nos outros países raramente se usa a nota e nós queremos andar com um milhão ou dois milhões de kwanzas num saco de notas. Temos de reduzir o uso de notas”, admitiu recentemente o governador do BNA, Valter Filipe.

No final de 2015, Angola tinha em circulação 519.588 milhões de kwanzas (2.745 milhões de euros).

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *