Connect with us

Economia

Kwanza cai quase 17% face ao dólar

Redação

Published

on

O kwanza depreciou-se 16,9% em relação ao dólar e 17,2% face ao euro no primeiro semestre, assim como 39,8 e 40,3 por cento, respectivamente, em termos homólogos a 12 meses, de acordo com dados do Banco Nacional de Angola (BNA) referentes a 29 de Junho.

A evolução reflecte a resposta do kwanza às pressões do mercado, onde a procura por moeda estrangeira é confrontada por uma oferta de cambiais insuficiente, declarou o BNA ao Jornal de Angola, lembrando a redução da entrada divisas.

O banco central aponta a queda da quantidade de divisas trazidas pelos bancos comerciais e da entrada de turistas de negócio, incluindo os recursos provenientes das fronteiras terrestres, além da queda abrupta dos preços do petróleo, o impacto da Covid-19 sobre a economia e as restrições impostas pelo Estado de Emergência.

“Não se trata de qualquer sinal de desequilíbrio no mercado formal, mas de uma alteração impactante dos termos de funcionamento do mercado informal, visto que, no mercado formal, a taxa de câmbio tem-se mantido estável”, reagindo “sem incidentes” à combinação da baixa da produção e dos preços do petróleo, considera o BNA.

“As reservas internacionais funcionaram e permitiram atender a procura sem influenciar a taxa de câmbio em demasia”, indica o banco central, notando que, na região da SADC, o kwanza foi das moedas que mais preservou valor em relação ao dólar.

Ainda de acordo com a publicação, os dados semestrais e homólogos da evolução do kwanza diferem dos publicados há uma semana pela consultora Investing, que atribuem ao kwanza uma depreciação 22,11% face ao dólar no primeiro semestre e de 71,93 por cento a 12 meses.
Os números do banco central estão mais próximos dos publicados a 25 de Junho pela líder global de informação financeira Bloomberg, atribuindo ao kwanza um recuo de 17,6% diante do dólar no primeiro semestre.

Nesse mesmo período, o real brasileiro, o kwacha zambianio e o rand sul-africano perderam 24,6, 22,5 e 19,7 por cento diante do dólar, aponta o jornal.

Com Jornal de Angola

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (74)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania