Connect with us

Mundo

Kiev às escuras e sem abastecimento de água após novo ataque russo

Published

on

A capital ucraniana, Kiev, ficou sem água e sem energia eléctrica nesta quarta-feira, 23, após ataques russos que também afectaram outras cidades do país, causando a morte de pelo menos três pessoas.

“Os russos tentam destruir as instalações de fornecimento de energia da Ucrânia. Hoje, houve explosões em várias partes do país”, lamentou o vice-presidente ucraniano, Kyrylo Tymoshenko, no Telegram.

“Um prédio de dois andares foi danificado. Há três mortos e seis feridos”, anunciou a administração regional de Kiev no Telegram, sem dar mais detalhes.

Em Kiev, o abastecimento de água foi “suspenso” após o ataque, disse o prefeito local, Vitali Klitschko, no Telegram, pedindo aos moradores que armazenem água.

A cidade de Lviv, no Oeste do país, também perdeu energia nesta quarta após os ataques, disse o seu prefeito, Andriy Sadovy. “Toda a cidade está sem luz. Estamos esperando mais informações dos especialistas. Pode haver interrupções no abastecimento de água”, relatou no Telegram.

Conforme a operadora nacional ucraniana, Energoatom, três usinas nucleares do país foram desconectadas da rede eléctrica, após os bombardeios russos contra infra-estruturas energéticas da Ucrânia. “Por causa da queda de frequência no sistema eléctrico ucraniano, o sistema de protecção de emergência foi activado nas usinas de Rivne, Pivdennoukrainsk e Khmelnitsky, o que levou ao desligamento automático de todas as unidades de produção”, disse a empresa no Telegram.

Os ataques também tiveram consequências na vizinha Moldávia, onde houve “grandes cortes de energia” nesta quarta. “Após o bombardeio da Rússia contra o sistema de energia da Ucrânia na última hora, temos apagões em massa em todo país”, disse o vice-primeiro-ministro da Moldávia, Andrei Spinu, no Facebook. A Moldávia sofre de grandes problemas energéticos relacionados com a guerra na Ucrânia.

Com AFP

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *