Connect with us

Mundo

“Kabila serve agora a RDC como empresário”, diz jornalista congolês

Published

on

O jornalista Eric Izimi, da Antena A, disse à Rádio Correio da Kianda que o antigo Chefe de Estado da República Democrática do Congo, não concorreu no pleito eleitoral de 20 de Dezembro de 2023, por sentir-se politicamente realizado depois de governar a RDC.

“Joseph Kabila Kabange hoje dedica-se a actividade empresarial (agronegócio)”, com uma rede de supermercado entre outros empreendimentos, disse o profissional da comunicação social congolesa.

Kabila é visto várias vezes passeando nas avenidas de Kinshasa, “de motorizada, acompanhado pela sua rapaziada, que lhe oferece companhia”, referiu.

As afirmações do jornalista e comentarista para os assuntos políticos, aturam por terra as suspensões que pairavam sobre alegada ameaça de instabilidade com a não candidatura do antigo Presidente da República Democrática do Congo.

Eric disse, por outro lado, que “alguns antigos governantes kabilistas concorreram de forma independente nas últimas eleições”, concluiu.

Militar e político congolês, Joseph Kabila Kabange foi presidente da República Democrática do Congo de 2001 até 2019.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas