" />
Conecte-se agora

Mundo

Kabila recusa abandonar residência destinada ao novo presidente eleito

O antigo Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, anunciou que não irá abandonar a residência, que se pensava ser a oficial, e que em princípio estaria destinada ao novo chefe de Estado, Félix Tshisekedi.

Redação

Publicados

on

- RDC Kabila e tchisekedi - Kabila recusa abandonar residência destinada ao novo presidente eleito

Joseph Kabila, segundo a imprensa francesa, alega que a “verdadeira residência oficial do Presidente da República” é a que pertencia a Mobutu, mas que foi pilhada há vários anos e posteriormente quase destruída.

Neste momento, Félix Tshisekedi encontra-se a viver num condomínio onde está instalada a União Africana, mas que não reúne as condições logísticas e de segurança que o seu estatuto requer. Joseph Kabila, por uma questão de superstição, resolveu não ocupar a residência, onde esteve instalado o seu pai e antecessor no cargo, Laurent-Désiré Kabila, que viria a ser assassinado, optando por se instalar numa mansão que todos pensavam ter sido adquirida a expensas do Estado.

Trata-se de uma casa que já pertenceu a um tio de Mobutu e da qual se reclama agora “legítimo proprietário”, invocando documentos passados em seu nome pessoal. Por esse facto, após a sua tomada de posse e depois de uma primeira noite passada numa suite de um hotel de Kinshasa, o Presidente Félix Tshisekedi mudou-se provisoriamente para o condomínio da União Africana, construído em 1967 para albergar os chefes de Estado africanos que participaram da 4ª cimeira da organização.

“É modesto mas é transitório”, assegura Vidiye Tshimanga, porta-voz de  Félix Tshisekedi, que não forneceu mais qualquer pormenor sobre o local onde o novo Presidente da República tenciona viver.

Este assunto, aliás, está a causar alguma polémica nos meios políticos congoleses que exigem a Joseph Kabila que apresente os documentos da mansão que diz estar em seu nome.

 

JA

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (9)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (191)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (10)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (44)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD