Ligar-se a nós

África

Kabila “reaparece” e culpa Félix Tshisekedi pelos conflitos no Leste da RDC

Publicado

em

Para Joseph Kabila, a má governação do seu sucessor contribuiu significativamente para o aumento do conflito na região Leste do país. Kabila destacou ainda questões como intimidação, prisões arbitrárias, execuções extrajudiciais e o exílio forçado de políticos, jornalistas e líderes religiosos como características principais do governo de Tshisekedi.

Em um artigo de opinião publicado no Sunday Times, da África do Sul, Kabila argumentou que a agitação não pode ser atribuída apenas aos avanços do grupo armado M23, apoiado por Ruanda, ou às tensões entre Kinshasa e Kigali.

Segundo Kabila, desde que Tshisekedi assumiu o cargo de presidente em 2019, após a sua vitória eleitoral, a situação na RDC piorou a um ponto em que está perto de explodir.

Ele descreveu as eleições de Dezembro de 2023, que resultaram em uma vitória esmagadora para o segundo mandato de Tshisekedi, como uma “farsa “, acusando o governo de reprimir a oposição política e permitir que o presidente se tornasse o “mestre absoluto do país”.

Alertou, igualmente, que as inúmeras violações da constituição e dos direitos humanos, juntamente com os repetidos massacres do povo congolês pelas forças de segurança de Tshisekedi, persistirão mesmo se as negociações entre a RDC e Ruanda forem bem-sucedidas ou se o M23 for derrotado militarmente.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD