Ligar-se a nós

Sociedade

Juventude marcha ao som de “abaixo a criminalidade” em Cacuaco

Publicado

em

Dezenas de jovens do município de Cacuaco marcharam esta terça-feira, 13, para repudiar o elevado nível de criminalidade na região mais ao norte da província de Luanda.

Durante a caminhada os jovens de diversas organizações exibiram cartazes com dizeres como “abaixo a criminalidade”, “a criminalidade não compensa”, entre outras, entoando canções ao som alguns instrumentos musicais que tocavam.

A marcha, que teve início as 10 horas e terminou as 12h, juntou jovens religiosos, activistas, músicos, personalidades da sociedade civil local e contou com a participação do grupo Elenco da Paz do estilo kuduro, saido do município de Viana.

No final da marcha, o responsável do grupo Elenco da Paz, “Ti Show”, em disse ao correio da Kianda, que se juntou a actividade dos jovens de Cacuaco, com objectivo passar a experiência sobre as medidas adoptadas para tirar jovens de Viana de más práticas.

Também conhecido como empresário que transforma grupos de Gangues altamente perigosos em jovens exemplares, Ti Show fez saber que decidiu participar da marcha para ajudar a transformar as Ganges de miliantes existentes em Cacuaco, em cooperativas, para que consigam desenvolver boas práticas e abandonar o submundo do crime.

O jovem Belchior Estevão, ex-miliante conhecido como BV estraga, actualmente membro da Associação dos Taxistas de Angola (ATA) como lotador de Taxis em Cacuaco revelou ter perdido o número de vezes que passou pelas cadeias de Luanda. Entretano diz-se transformado em uma pessoa útil para ajudar a sociedade e os seus ex-comparsas a saírem da criminalidade.

Assalto a mão arma, lutas em rixas entre grupos rivais e assassinatos são algumas das acções que “BV estraga” confessa ter praticado durante o tempo em que andou na marginalidade.

Quem também contou o seu testemunho é o jovem Daniel Simão, conhecido como “Arroz doce”. Disse estar hoje “totalmente arrependido” depois de ter cumprido uma pena de nove anos pelo crime de roubo de viatura.

Arroz doce apelou aos seus amigos que ainda andam na prática da criminalidade abandonar estas acções, “porque no final só a dois destinos: cadeia ou morte”.

De realçar que o município de Cacuaco, tornou-se nos últimos tempos a região mais perigosa da província de Luanda, com onde de crimes violentos com recurso a arma de fogo.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD