Ligar-se a nós

Sociedade

Justiça pôs activista “general Nila” em liberdade após ser detido durante os tumultos de Julho de 2025

Publicado

em

A justiça angolana decidiu colocar em liberdade o activista Serrote de Oliveira mais conhecido por “general Nila”, que se encontrava detido sem qualquer acusação formal, na sequência dos tumultos registados durante a greve dos taxistas de Julho de 2025.

O advogado Hermenegildo Teotónio esclarece que o seu constituinte foi solto mediante recurso de habeas corpus interposto no Tribunal da Relação, que considerou improcedente a decisão inicialmente decretada pelo Tribunal da Comarca de Luanda sobre a prisão do arguido.

Segundo o causídico, apesar do activista ter sido posto em liberdade, o processo contra o seu constituinte prossegue os seus trâmites normais.

Hermenegildo Teotónio que considera o processo como ilegal, sustenta que os crimes de que o activista é acusado são inconstitucionais, por conta do acórdão do Tribunal Constitucional 1056/25 sobre a lei dos crimes de vandalismo de bens públicos.

“O processo como ilegal porque os crimes de que o activista é acusado são inconstitucionais, por conta do acórdão do Tribunal Constitucional 1056/25 sobre a lei dos crimes de vandalismo de bens públicos”, disse.

O caso do activista continua a reacender debates nos ciclos sociais sobre a legalidade de sua prisão durante um ano.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD