Connect with us

Politica

Justiça espanhola autoriza extradição de Carlos Panzo

Published

on

O Tribunal Constitucional de Espanha autorizou a extradição para Angola, do antigo secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República, Carlos Panzo.

A decisão consta da sentença 147/21, de 12 de Julho a que o Correio da Kianda teve acesso, e que anula o auto de 29 de Agosto do ano passado, da Audiência Nacional de Madrid, um tribunal espanhol que toma decisões sobre os pedidos de extradição, que considerava não ter havido “dupla incriminação”, base para a extradição.

Carlos Aires da Fonseca Panzo, demitido por João Lourenço a 20 de outubro de 2017, depois de se saber que ele estava a ser investigado “por suspeita de lavagem de dinheiro”, foi inicialmente detido em Espanha em setembro do ano passado, a pedido da PGR angolana, mas neste momento aguarda em liberdade condicionada a decisão sobre o pedido de extradição.

O Ministério Público angolano instaurou em novembro de 2017 um processo contra Carlos Panzo, pretendendo esclarecer “uma denúncia sobre factos penalmente puníveis”, nos termos do direito internacional.

Carlos Panzo está a ser investigado na sequência de uma denúncia de que teria recebido comissões no valor total de 11 milhões de dólares (9,66 milhões de euros), pagos por uma empresa brasileira, a Odebrecht, em várias tranches, através de uma conta bancária na Suíça.

A defesa de Carlos Panzo defende que o investigado não pode ser julgado duas vezes pelo mesmo crime (princípio do “non bis in idem”), tendo já sido ilibado de todas as acusações na Suíça.

As mesmas fontes defenderam que Panzo também beneficia da Lei da Amnistia aprovada pelo parlamento de Angola em agosto de 2016.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (13)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD