Ligar-se a nós

Mundo

Junta militar adia eleições no Mali

Publicado

em

A junta militar no Mali anunciou esta segunda-feira, 25, o adiamento das eleições presidenciais, que inicialmente estavam aprazadas para Fevereiro de 2024, que permitiriam a transferência do poder dos militares para civis, por alegadas questões técnica.

Num comunicado, o porta-voz do governo de transição, Abdoulaye Maïga, disse aos jornalistas em Bamako, que as datas, inicialmente, previstas para duas voltas de votação, 4 e 18 de Fevereiro de 2024, seriam “ligeiramente adiadas por razões técnicas.

De acordo com o documento, além das razões técnicas, a junta de transição maliana abordou a adopção de uma nova constituição, no início deste de 2024, bem como a revisão dos cadernos eleitorais.

As novas datas das eleições serão anunciadas posteriormente, refere a mesma fonte.

Sobre o assunto, o especialista em relações internacionais, Horácio Nsimba entende que a transição do poder demora nos países que sofreram golpes militares, tal situação que pode causar problemas sociais tendo em conta as sanções que impendem sobre os mesmos.

O especialista entende que “não há vontade por parte dos militares de entregar o poder aos civis”. Tendo em conta a intenção da alteração da constituição, Horácio Nsimba pensa que os militares podem constituir um governo ditatorial.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD