Ligar-se a nós

Sociedade

Julgamento do caso dos russos acusados de terrorismo arranca dia 24 deste mês

Publicado

em

Pode arrancar no próximo dia 24 do corrente mês, o julgamento que envolve dois cidadãos russos, Igor Rotchin Mihailovich e Lev Matveevich Lakshtanov, o secretário para mobilização da JURA, Oliveira Francisco vulgo “Buka Tanda”, e o jornalista da TPA Carlos Tomé.

Os arguidos estão alegadamente implicados, numa organização internacional cujo objectivo, de acordo com a acusação era desestabilizar Estados e governos, essencialmente em África.

O julgamento deve ter o seu início, numa altura em que o tribunal rejeitou as questões prévias levantadas pela defesa, que pediu a nulidade da acusação, “alegando que não contém a narração dos factos que fundamentam a aplicação aos requerentes de uma pena relativamente à totalidade dos ilícitos conexos com o terrorismo”.

Sobre o assunto, o presidente da Associação Mãos Livres, Salvador Freire, disse à Rádio Correio da Kianda, que o julgamento deste caso mediático, vai trazer a tona questões de legalidade dos réus. O jurista alerta para a observância da transparência e imparcialidade na condução do julgamento.

“Portanto, esperamos que haja observância dos princípios da transparência e imparcialidade na condução do julgamento”, sublinhou.

Referir que a PGR fundamenta na acusação que os implicados terão recrutado e financiado cidadãos nacionais com capacidade para mobilizar outros indivíduos para prática de actos de desobediência civil generalizada, registados entre os dias 28, 29 e 30 de Julho do ano passado, durante a greve dos taxistas.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD