Connect with us

Justiça

Julgamento de “Zenu” e Valter Filipe retoma a 14 de Janeiro com declarações por escrito de JES

Published

on

O Tribunal Supremo retoma no proximo dia 14 de Janeiro, o julgamento do antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos “Zenu” e do ex- governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe Duarte da Silva.

Após a fase de audiência dos quatro réus envolvidos no processo da transferência dos USD 500 milhões, o tribunal retoma a sessão de julgamento a 14 de Janeiro de 2020, com a audição das testemunhas, três no total, além de 12 declarantes.

De acordo com o juiz da causa, João Pitra, em entrevista a Angop, no final da última sessão, no ano passado, nessa altura será possível já ter o resultado do questionário enviado pelo Tribunal Supremo ao ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, arrolado no processo, à pedido do advogado da defesa do réu Valter Filipe.

O processo envolve, além de Valter Filipe, José Filomeno dos Santos “Zenu”, antigo presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola, Jorge Gaudens Pontes, empresário, e António Samalia Bule, ex-director do Departamento de Gestão de Reservas do BNA.

Os quatro réus respondem na Câmara Criminal do Tribunal Supremo por uma alegada transferência ilegal de USD 500 milhões do Banco Nacional de Angola (BNA) para uma conta no Crédit Suisse de Londres, Inglaterra.