Justiça
Julgamento de São Vicente é adiado a pedido da defesa
O início do julgamento do ex-presidente do Conselho de Administração da antiga companhia “AAA Seguros”, Carlos São Vicente, que estava previsto para ontem, quarta-feira, em Luanda, foi remarcado para 11 de Fevereiro, a pedido da defesa.
A informação foi fornecida pelo juiz da causa, Edson Escrivão, tendo especificado que na base do pedido da defesa esteve a tardia notificação sobre a data do início do julgamento.
O magistrado adiantou que, por lei, a notificação aos advogados deve ocorrer 15 dias antes do dia do início da audiência.
Neste caso, a notificação foi emitida a 18 do mês em curso, o que contraria o estipulado na lei, reconheceu o juiz.
A propósito, o advogado de Carlos São Vicente, François Zimeray, afirmou que a defesa vai trabalhar para que o processo decorra com lisura e o veredicto seja justo.
Carlos São Vicente, casado com Irene Neto, filha do primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto, está em prisão preventiva, desde 22 de Setembro de 2020, por suspeita de crimes de peculato e branqueamento de capitais, dentre outros.
Segundo o despacho que determinou a prisão preventiva do empresário, ele teria levado a cabo “um esquema ilegal” que lesou a petrolífera estatal Sonangol em mais de 900 milhões de dólares norte-americanos.
C/ Angop