Mundo
Julgamento de ex-ministro das Finanças de Moçambique marcado para Julho nos EUA
O julgamento do ex-ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, está marcado para o dia 29 de Julho, em Nova Iorque, nos EUA.
Segundo uma organização não-governamental anticorrupção, o antigo ministro das Finanças moçambicano está preso em Nova Iorque desde Julho passado, depois de ter sido extraditado da África do Sul, no caso das dívidas não declaradas de Moçambique.
A data do julgamento foi avançada pelo Centro de Integridade Pública de Moçambique, que tem acompanhado o caso e que aponta que coincidirá com o período da campanha eleitoral para as eleições gerais moçambicanas.
Os EUA defendem que o projecto do Sistema Integrado de Monitorização e Protecção do espaço marítimo moçambicano, que deu origem às “dívidas ocultas”, não foi pensado pelo Governo moçambicano nem concebido para proteger o espaço marítimo de Moçambique.
A acusação diz que é um projecto de “fachada criado pelos réus e co-conspiradores para ganhar dinheiro”.
O ex-ministro das Finanças rejeita todas as acusações e aponta o actual presidente, Filipe Nyusi, à data ministro da Defesa, como sendo quem o mandou assinar as garantias bancárias que viabilizaram as dívidas ocultas.