Connect with us

Sociedade

Julgamento de antigo embaixador na Etiópia retomado esta segunda-feira

Published

on

O julgamento do antigo embaixador de Angola na Etiópia retomou esta segunda-feira, 25, no Tribunal Supremo em Luanda.

De acordo com uma nota de imprensa, a audiência desta segunda-feira, está reservada para a audição de três novos declarantes.

Segundo a acusação, Arcanjo do Nascimento, é acusado do crime de peculato, sendo que em representação do Estado angolano, foram delegados poderes ao arguido, pelo então ministro das Finanças, para a celebração de contrato com uma empreiteira de direito etíope, para a construção dos referidos edifícios, em 2014.

Sendo que naquele mesmo ano, por indicação da empreiteira, Arcanjo Maria do Nascimento transferiu para a conta de uma empresa, sediada no Dubai, a quantia de cinco milhões de dólares, correspondentes a 25 por cento do valor inicial da obra, destinada à compra de materiais de construção.

O arguido terá recebido mais de 21 milhões de dólares americanos para a construção de três edifícios, a fim de servir de residência protocolar, residência oficial e de chancelaria.

O ex-embaixador não chegou a devolver os valores transferidos para a conta da Embaixada de Angola naquele país, e que, deste modo, ter-se-á apropriado dos mesmos.