Sociedade
Julgado de Menores regista mais de 170 processos este ano
O Julgado de Menores registou mais de 170 processos, de Janeiro a Abril deste ano.
A informação foi avançada em Luanda pela juíza responsável pela Sala de Justiça Juvenil, Maria José da Silva, tendo adiantado que se prevê, até ao fim do ano, o aumento do número de casos, em comparação aos dados de 2023, onde foram registados 360 processos judiciais.
De acordo com a responsável, o aumento do movimento processual depende muito da época do ano, sendo que nos meses de Outubro a Dezembro, o fluxo aumenta devido à tendência dos menores “criminosos” tentarem juntar algum dinheiro para poderem participar nas festividades do fim-de-ano.
Maria José da Silva referiu, por outro lado, que a média de casos pode variar de 30 processos diariamente, e para os casos de prevenção criminal, varia de dez a 12 processos por dia.
A juíza lamenta ainda a prática constante de abuso sexual no seio familiar, pelo que defende a necessidade de se buscarem mecanismos para aliviar o fenómeno.