Connect with us

Desporto

Judo: Hermenegildo dos Santos pode ser presidente da federação

Published

on

O antigo praticante Hermenegildo Correia dos Santos pode brevemente ser considerado o legítimo presidente da Federação Angolana de Judo, segundo o pronunciamento da Comissão Independente, criada para dirimir conflitos, após a realização de dois actos eleitorais.

Em Outubro último foram eleitos e tomaram posse, insolitamente, dois presidentes do órgão reitor da modalidade, nomeadamente, Hermenegildo Correia dos Santos e Yuri Jaime de Matos Vilarigues.

Na sequência, o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) orientou a constituição de uma comissão independente para avaliar a situação, tendo esta concluído que a eleição de Yuri Vilarigues foi à margem da lei das Associações Desportivas.

Cardoso de Lima, coordenador da comissão independente, afirmou terça-feira, em Luanda, após a conferência de imprensa de balanço de 2020 do MINJUD, que a conclusão resulta da análise da documentação de todo o processo envolvido.

Pelas consultas realizadas, explicou, apresentaram-se como candidatos ao acto eleitoral três listas, lideradas e nomeadas da seguinte forma.

Hermenegildo André Correia dos Santos (lista – A, 12 votos), Luís Filipe Lopes Travessa (lista – B, 5 votos) e Casimiro Carlos Ginga Bento (lista – C, 7 votos).

Em paralelo, foi realizado outro acto eleitoral utilizando o mesmo procedimento legal da acta da Assembleia-geral, num processo de lista única encabeçada por Yuri Jaime de Matos Vilarigues.

Segundo Cardoso de Lima, a Comissão Independente, analisando todo o processo em sua posse, constatou que o segundo acto eleitoral é inválido.

Acrescentou que este parecer foi já entregue ao órgão reitor do desporto nacional.

Por Angop 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (30)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (23)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania