Connect with us

Politica

“Jovens devem apostar na formação para assumirem papel activo na edificação de África”

Published

on

O Embaixador de Angola na República do Quénia, Sianga Abílio, disse, nesta terça-feira, 23, em Nairobi, que os jovens devem apostar na formação para assumirem o papel activo na edificação de África, rumo à uma integração económica do continente, visando a efectivação de um mercado livre continental, dando assim, corpo ao sonho panafricanista dos promotores da luta para a autodeterminação dos povos de África.

O diplomata angolano falava durante uma conferência, dirigida aos estudantes da Universidade Strathmore, onde também está matriculado no curso de Relações Internacionais, e chamou a atenção dos seus colegas estudantes para a importância da aplicação do princípio da comunicação intercultural em todos os sectores da vida, por ser um instrumento relevante para o sucesso das relações entre povos, países e mesmo nos negócios.

Para o efeito, segundo o embaixador, a interacção exerce um papel importante na comunicação transcultural, referindo que saber entender as diferenças culturais e respeitar a opinião dos outros, contribui para uma melhor aproximação e sucesso nas relações entre povos e países.

Para ele, a Comunicação Transcultural é um importante meio para contrapor questões como etnocentrismo, xenofobia, racismo e vários estereótipos, tendo alertado para a necessidade dos estados africanos apostarem na implementação de políticas públicas, com destaque para a educação, tecnologias e inovação como instrumentos para a promoção das relações interculturais.

O chefe da Missão Diplomática de Angola em Nairobi, fez parte de um painel de oradores, convidados pela Universidade Strathmore, em Nairobi, para num encontro online, e que teve a Comunicação Transcultural como tema principal.

Da referida conferência, realizada em formato online, participaram mais de 91 estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade Strathmore, situada na capital Queniana de Nairobi.