Connect with us

Politica

Jovens da UNITA procuram substituto de Agostinho Kamuango

Published

on

Faltando apenas um ano de fim de mandato do actual secretário geral da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), braço juvenil da UNITA, Agostinho Lopes Kamuango, os jovens afectos ao partido estão a procura de um novo nome para a agremiação juvenil.

Kamuango foi eleito no IV Congresso da JURA, no dia 10 de Novembro de 2018, com mais de 300 delegados presentes, batendo assim a concorrência do actual secretário provincial da UNITA e deputado, Nelito Ekuikui, o deputado Aly Mango, que concorreu a sua própria sucessão, e outros jovens, nomeadamente, Elsa Pataco, José das Dores, Rafael Mukanda, Kafu Sabino e Oseias Chilemba.

Durante o acto de tomada de posse prometeu transformar a organização juvenil da UNITA no “verdadeiro instrumento de luta para materialização dos objectivos traçados pela direcção” do maior partido na oposição em Angola. O líder da JURA, garantiu ainda que os jovens do partido do Galo Negro iriam trabalhar com rigor para que a UNITA saia vencedora das próximas eleições.

Passados quase quatro anos, os jovens da JURA mostram-se desiludidos com o actual secretário geral, razão pela qual, nas ostes do “galinheiro”, começam a fazer movimentações a procura do próximo substituto de Agostinho Kamuango, para que se recupere a mística da JURA deixada pelo ex-líder Mfuca Muzemba.

De acordo com informações as quais tivemos conhecimento, fala-se dos possíveis nomes, como a de Njinga Savimbi (Luyana Sakaita), filha do presidente fundador da UNITA, Jonas Savimbi, os ex-candidatos vencidos, Elsa Pataco e Nelito Ekuikui, os aspirantes Roberto Gamba Gamba (Pastor), Domingos Eduardo Epalanga, António Marques, Guilherme Orange, Chemba Nima Sapalalo, Mangango Júnior Kamela e Edmeu Kiame.

O V Congresso Ordinário da JURA está agendada para ser realizada no próximo ano. Aguardando assim, a sua convocação pelo actual secretário que até ao momento não se sabe se terá a intenção de concorrer à sua própria sucessão para mais um mandato.