Sociedade
Jovem brutalmente assassinado em Cacuaco
A criminalidade no município de Cacuaco continua cada vez mais brutal nas zonas mais periféricas da região mais a norte da província de Luanda.
No bairro da Vidrul, na zona do Waco, um jovem, que respondia pelo nome de Mário João, 25 anos, foi brutalmente assassinado e arrancado os órgãos, com ênfase ao coração, supostamente pelos marginais, na noite de quarta-feira, 11. O corpo foi encontrado na manhã seguinte, num dos quintalões abandonados desta localidade, com marcas de vários cortes com faca.
De acordo com irmão da vítima, Joaquim Fernando, em entrevista ao Correio da Kianda, a família ficou surpreendida com a informação do falecimento do mesmo porque, segundo ele, na noite de quarta-feira, o jovem, junto com outro irmão decidiu sair da casa dos pais para outra casa. Chegando lá, o falecido decidiu regressar porque teria que levantar cedo para ir ao serviço.
“Após ter jantado, decidiu regressar. O mesmo irmão ainda insistiu que dormisse, mas recusou porque teria que ir ao trabalho”.
A equipa do Correio da Kianda teve acesso ao local onde foi encontrado logo pela manhã desta quinta-feira, o corpo do jovem. Joaquim Fernando fez saber que o malogrado não estava envolvido em grupos de gangues, trabalhava como ajudante de camião cisterna.
Os familiares descartam a possibilidade que haja um ajuste de conta da sua morte porque, segundo eles, o mesmo era um jovem que se comunicava pouco com os demais e a rotina de Mário João era casa e trabalho.
Já os moradores das zonas do subúrbio de Cacuaco, na localidade da Vidrul e Waco, reclamam da falta de policiamento e apelam às autoridades que nos próximos dias poderão invadir os quintalões abandonados porque, de acordo com os habitantes, têm servido como palco de actuações criminais por parte dos marginais.
Crimes constantes
Dona Ana, moradora da zona do Waco, lamenta e considera como crueldade e desumano a morte do jovem e a extracção dos órgãos. Disse ainda que Mário João não é o primeiro a ser encontrado morto no mesmo local e que os moradores vivem num clima de medo por culpa da criminalidade.
O bairro da Vidrul, que deu origem às demais zonas nesta localidade, dispõe de duas esquadras policiais que, no entender dos cidadãos, não é suficiente para a demanda populacional.
Por sua vez, a polícia local, sem um pronunciamento oficial, em conversa com a nossa equipa, informou que a zona da Vidrul, nos últimos dias, tem sido um dos bairros mais perigosos do município de Cacuaco. Assaltos a mão armada, assassinatos e confrontos entre as gangues, é o que se tem apreciado neste bairro.