Politica
José Pedro Catchiungo critica militantes da UNITA que incentivam “arruaças”
O antigo candidato a presidência da UNITA, Estevão José Pedro Katchiungo, criticou esta segunda-feira, 19, a posição tomada por alguns militantes com cargos de liderança no partido do Galo Negro, em participar nas manifestações de protesto contra a subida da gasolina e o aumento do custo de vida.
Para além de condenar os actos que culminaram em arruaça, segundo as autoridades governamentais, José Pedro Catchiungo enalteceu as políticas de combate à corrupção do presidente João Lourenço .
“Este combate, antes demais, tinha de ser apoiado”, enalteceu.
Em entrevista exclusiva à Televisão Pública de Angola, o ex-deputado da UNITA, condenou a manifestação de sábado último, por entender que a mesma, para além de ter violado os pressupostos legais exigidos pelo Governo, e, consequentemente, desobedecido as indicações sobre os itinerários pré-estabelecidos, que acabou por culminar em actos de arruaça e rebelião contra as forças da ordem, as manifestações deste sábado, 17, segundo o político, colocaram vida de muitos cidadãos em perigo.
“Indivíduos, aparentemente a gozar de um direito, que é um direito a manifestação, a porem em perigo vida de terceiros. Vi pessoas com carros civis, com carros partidos”, condenou.
“A Política não é esta canjica, em que o deputado e o a activista, tudo se põe na mesma panela”, atirou.