Connect with us

Politica

José Eduardo dos Santos não deixa a liderança do MPLA este ano. Congresso apenas em 2019

Published

on

Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, disse hoje, em Luanda, na abertura da 5ª sessão ordinaria do Comité Central do MPLA,  que o congresso extraodinario para eleição do novo líder do partido poderá acontecer apenas no proximo ano, ou na melhor das hipotese em Dezembro deste ano.

A reunião acontece numa altura em que vários militantes criticam abertamente a alegada bicefalia no partido no poder em Angola desde 1975, entre João Lourenço, vice-presidente do partido e chefe de Estado desde setembro, e José Eduardo dos Santos a liderar o MPLA desde 1979.

Durante a intervenção, José Eduardo dos Santos, que foi chefe de Estado em Angola durante 38 anos e não concorreu às eleições gerais de agosto passado, recordou que se comprometeu a envolver-se “pessoalmente” no grupo de trabalho que ao longo de 2018 vai “preparar a estratégia” do MPLA para as primeiras eleições autárquicas em Angola.

“Assim, recomendo, por ser mais prudente, que a realização do congresso extraordinário do partido, que vai resolver a liderança do MPLA, seja em dezembro de 2018 ou abril de 2019”, disse, sem adiantar mais pormenores sobre este processo.