Connect with us

Justiça

José Eduardo dos Santos “escreveu depoimento deixando general “Dino” fora dos negócios do CIF

Published

on

O Ex-Presidente da República,  José Eduardo dos Santos,  deixou, por escrito,  depoimento ilibando general “Dino” dos negócios do China International Fund, sendo ex-vice-presidente Manuel Vicente,  responsável por acompanhar dossiês da entidade. A notícia é avançada pela Lusa. 

A declaração de José Eduardo dos Santos, a que a agência de notícias Lusa teve acesso, surge após as tentativas frustradas de ser ouvido presencialmente pelas autoridades angolanas, no âmbito do processo que envolve dois dos seus antigos homens de confiança, os generais Leopoldino Fragoso do Nascimento (“Dino”) e Manuel Hélder Vieira Dias (“Kopelipa”).

No depoimento escrito em novembro de 2021, o antigo Presidente menciona o propósito de “contribuir para a verdade material dos factos”, relatando a sua versão sobre os acontecimentos que levaram o Ministério Público angolano a acusar os seus antigos colaboradores dos crimes de associação criminosa, branqueamento de capitais, peculato e falsificação de documentos e de terem lesado o Estado angolano em centenas de milhões de euros.

Reconstrução Nacional

No documento consultado pela Lusa, José Eduardo dos Santos refere que foi promovido, após o fim da guerra, em abril de 2002, um Programa de Reconstrução Nacional recorrendo à cooperação externa com vários países, em particular com a República Popular da China, através de instituições governamentais, entes públicos e empresas privadas, entre as quais o grupo China International Fund (CIF), também referido na acusação.