Connect with us

Diversos

José Eduardo dos Santos aguardado em Luanda nas próximas horas

Published

on

Segundo informações em posse do Correio da Kianda, transmitida pelos colaboradores directos do ex-chefe de Estado, José Eduardo dos Santos deverá chegar em Luanda, nas primeiras horas desta terça-feira, 14 de Setembro.

A fonte, que não revelou detalhes por razões de segurança, avança que o ex-chefe de Estado angolano deverá deixar Barcelona, no final desta noite de segunda-feira, num voo da privado, com destino a Luanda.

Contactada pelo Correio da Kianda, uma fonte próximo a Dos Santos confirmou a este jornal a chegada do ex-chefe de Estado, que deverá mudar a residência do Miramar, para uma outra adquirida pelo Estado angolano, fora da Cidade de Luanda.

José Eduardo dos Santos ausentou-se do país em Abril de 2019 e ao longo dos dois últimos anos tem permanecido quase sempre em Barcelona. A excepção foi uma estada no Dubai, entre Dezembro de 2020 e Abril de 2021, a qual serviu para dar apoio à filha primogénita, Isabel dos Santos, após esta ter pedido o marido, Sindika Dokolo, num acidente de mergulho.

O regresso de José Eduardo dos Santos marca assim o fim de um exílio autoimposto, uma condição extensiva a outros membros da família. Isabel dos Santos, que mantém uma disputa judicial com o governo angolano, está a residir no Dubai, enquanto Tchizé dos Santos tem passado o seu tempo dividida entre o Reino Unido e Portugal. Já o filho, José Filomeno dos Santos, antigo líder do Fundo Soberano, foi condenado em agosto de 2020 a cinco anos de prisão pelos crimes de burla e defraudação, peculato e tráfico de influências, tendo apresentado recurso da sentença.