Connect with us

Desporto

José Carlos Guimarães regressa à Selecção masculina de basquetebol

Published

on

O antigo internacional an-golano é um dos seis adjuntos de campo do seleccionador nacional, o norte-americano William Bryant Voigt. Os outros são Matias Eckoff, Jonh Bryant, o preparador físico Nataniel Lucas, e o scouting Emanuel Mavongo. Com José Carlos, está de volta também ao convívio do “cinco” nacional Walter Costa.
Antigo internacional, Walter esteve na selecção que em 2013, na cidade de Abidjan, Costa do Marfim, sob o comando do técnico Paulo Macedo, resgatou o título de campeã africana das nações, Afrobasket.

Para o cargo de director técnico, foi nomeado Nuno Teixeira, em substituição de Raul Duarte. Nuno exercia iguais tarefas no mandato de Paulo Madeira, ex-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), de 2012 a 2017. 

Em declarações à im-prensa, sem precisar a duração do vínculo contratual dos técnicos recém contratados, o presidente da Federação Hélder Martins da Cruz “Maneda” afirmou que a permanência de ambos na equipa visa apenas a disputa das janelas do Torneio Africano de Qualificação para o Campeonato do Mundo, China´2019.

O número um da FAB assegurou ainda que com a entrada dos técnicos nacionais parte do objectivo a que o seu elenco se propunha está cumprido.
“A ideia era optimizarmos as distintas selecções nacionais, e estamos a fazê-lo. Penso que estamos mais e melhor reforçados. Temos de ter em conta a qualidade dos treinadores”, frisou.

Questionado se dispõe de garantias financeiras para fazer face aos salários dos técnicos, Maneda garantiu “estão salvaguardados e penso que para o bem do basquetebol não podemos olhar sempre para os custos e sim para o que estas pessoas acrescentam”.

De 30 de Junho a 2 de Julho, Angola disputa na cidade do Cairo, ao lado do Egipto, selecção anfitriã, Marrocos e Con-go Democrático, a segunda janela do torneio. De 10 a 25 de Junho, a selecção pode realizar um estágio de controlo na Turquia, onde poderá realizar alguns jogos amistosos com selecções ou equipas de topo da Europa.

Paquete assume selecção feminina    
Em conferência de imprensa, realizada no anfiteatro da Galeria dos Desportos, na Cidadela Desportiva, foi anunciado ainda o regresso de Apolinário Paquete, ao cargo de seleccionador nacional sénior feminino. Paquete, que rende na função Jaime Covilhã, é coadjuvado por Jacqueline Francisco e Ana Lemos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *