Politica
Jornalistas vencedores de premiação da SADC recebem seus prémios
O jornalista Aristides Kito, da Rádio Nacional de Angola (RNA), e o repórter fotográfico Santos Pedro, Das Edições Novembro, vencedores do prémio SADC de Jornalismo 2020, receberam nesta terça-feira, 08, em Luanda, os seus prémios.
O jornalista da RNA, Aristides Kito obteve o primeiro lugar na categoria de Rádio, enquanto Santos Pedro, das Edições Novembro, alcançou o segundo lugar, na classe de Fotografia, sendo que os dois profissionais arrecadaram o equivalente em kwanza, dois mil e 500 dólares e mil dólares norte-americano, além de certificado de distinção.
O anúncio dos vencedores do Prémio SADC de Jornalismo foi feito em Maio do corrente, onde Angola obteve os dois premiados.
A entrega dos certificados aos vencedores coube ao ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, que destacou a importância do prémio e considerou ser uma honra para Angola figurar na galeria dos vencedores deste concurso.
Para o ministro, os profissionais vencedores tiveram uma enorme capacidade de criatividade, daí a consagração.
“Estes certificados que acabaram de receber é de facto um marco para a nossa Comunicação Social. Os prémios também pertencem a classe jornalística do país, bem como aqueles cidadãos que primam pela paz, a integração regional, a solidariedade entre os povos e que valorizam as características de cada povo”, frisou.
Aristides Kito venceu o concurso com uma reportagem sobre o “Monumento em memória à batalha do Cuito Cuanavale” e Santos Pedro, das Edições Novembro, sobre o fotojornalismo com o retrato sobre “A consolidação da unidade regional durante a celebração do Dia da Libertação da África Austral, 23 de Março de 2019”.
Aristides Kito já arrebatou três Prémios SADC de Jornalismo, nomeadamente, em 2010 com o 3º lugar, em 2017 com o 1º Lugar e 2020 também com o 1º lugar.
Neste momento, estão abertas as candidaturas para o Prémio SADC de jornalismo 2021, tendo como júri Anastácio de Brito.
Por Angop