Ligar-se a nós

Sociedade

Jornalistas de órgãos públicos podem conhecer nova categoria e salário até 5 de Abril

Publicado

em

Os jornalistas que trabalham nos órgãos públicos de comunicação social em Angola poderão conhecer, até 5 de Abril, o novo enquadramento profissional, incluindo categoria, nível e salário mensal, no âmbito das negociações em curso entre o Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) e as entidades patronais.

A garantia foi avançada pelo secretário-geral do sindicato, Pedro Miguel, que assegurou que o processo negocial decorre num ambiente considerado positivo, marcado pelo diálogo entre as partes e pela busca de consensos em torno das principais reivindicações da classe jornalística.

Segundo o dirigente sindical, os encontros realizados entre o SJA e os responsáveis dos órgãos públicos de comunicação social têm permitido avanços nas discussões sobre a revisão da carreira profissional, enquadramento dos trabalhadores e melhoria das condições salariais dos jornalistas.

Pedro Miguel explicou que o prazo de 5 de Abril foi estabelecido como meta para a conclusão do processo, altura em que os profissionais deverão conhecer o resultado das negociações e o impacto das mudanças na sua situação laboral.

As conversações surgem na sequência de um período de tensão entre os profissionais da comunicação social e as entidades empregadoras, que chegou a culminar com a marcação de uma greve por parte da classe. Entretanto, o movimento reivindicativo foi suspenso para permitir o avanço do diálogo e a procura de soluções negociadas.

O secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos considera que o entendimento entre as partes poderá representar um passo importante para a valorização da carreira jornalística e a melhoria das condições de trabalho nos meios de comunicação social públicos do país.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD