Memórias
Jornalista lança livro em homenagem as mulheres sofridas da Jamba
O livro intitulado “Heroínas da Dignidade”, da autoria da jornalista Florbela Malaquias, lançado esta semana, em Luanda, homenageia as mulheres sofridas da Jamba, antigo bastião da UNITA, na época do conflito armado em Angola.
Florbela Malaquias, que falava na cerimónia de apresentação do livro, disse retratar, de forma clarividente, desnuda, em boa parte, a complexa personalidade de Jonas Savimbi, líder fundador da UNITA, que durante longos anos submeteu a tratamento desumano muitas pessoas, principalmente mulheres, na Jamba.
“Achei necessário lançar uma luz sobre as trevas que durante anos pairaram sobre a verdade de certos factos. Não foi tão fácil para mim expor-me, isto é uma auto-exposição, mas fi-lo pela verdade”, ressaltou a também advogada.
Sublinhou que o livro é testemunho escrito, alinhado para a reconstrução de memórias históricas, trazendo ao de cima a verdade, buscando a reparação colectiva e individual e augurando pela garantia da não repetição.
Segundo a advogada, a memória histórica cumpre um papel preponderante na reparação de danos pessoais e colectivos, pois o conhecimento do sucedido restabelece os direitos fundamentais, além da sua outra dimensão de um espaço propício para a realização de luto, uma oportunidade para restabelecer os vínculos sociais e um horizonte para a reconstrução daquilo que foi perdido.
E&F