Connect with us

Cultura

Jornalista lança “História e identidade cokwe”

Published

on

“História e identidade Cokwe – Um contributo para a história de Angola e de África” é título do livro lançado nesta terça-feira, na cidade do Dundo, Lunda Norte, pelo jornalista angolano Guilherme Chihumbwe Martins, e que retrata aspectos dos modus vivendis dos povos daquela região do país.

A obra financiada pela Fundação Brilhante, braço social do subsector dos diamantes, conta com 186 páginas , divididas em dez capítulos, que retratam a origem e expansão dos povos Cokwe e Lunda e a arte e cultura Cokwe”.

Editado pela Mayamba, o livro retrata igualmente, penetração europeia no território Lunda, e está a ser comercializado por sete mil kwanzas.

Na ocasião, o autor do livro, Guilherme Martins, fez saber que a obra literária resulta de uma investigação aturada e visa elucidar os jovens sobre as verdadeiras origens do povo Tchokwe, seus hábitos e costumes.

Disse que o livro vem dar resposta à exiguidade bibliográfica sobre os Chokwe e seus aparentados.

Por sua vez, o vice-governador para o sector social, político e económico, Frederico Barroso, enalteceu o lançamento do livro, sublinhando que o mesmo vai ajudar a preservar e divulgar a história do povo Cokwe.

Por seu turno, o Rei do povo Lunda Tchokwe, Mwene Mwatxissengue Watembo, apelou mais pesquisas e divulgação dos hábitos e costumes da região.

Apelou ao resgate dos rituais da região em risco de extinção.

O livro será comercializado nas províncias da Lunda Sul e Moxico, nos dias 8 e 10, respectivamente.

Sobre o autor

Jornalista, professor de carreira e investigador, Guilherme Martins, tem uma Licenciatura sobre o Ensino da História e frequenta o mestrado em comunicação.