Ligar-se a nós

Politica

Jornalista Coque Mukuta nega ter pedido asilo nos EUA

Publicado

em

O jornalista angolano da Voz da América, Coque Mukuta, apontado em notícias recentes, em Luanda, de estar num processo avançado de pedido de asilo nos Estados Unidos de América onde se encontra desde o princípio do mês de Maio disse ao Correio da Kianda, não ser verdade a referida informação.

Coque Mukuta que já foi ouvido várias vezes pelo Serviço de Investigação Criminal, SIC em processos de calúnia e difamação abertos por entidades do antigo regime de José Eduardo dos Santos, afirmou estar nos EUA a passar férias por 20 dias e o seu regresso está já marcado para o próximo dia 23 deste mês.

Mukuta que foi vítima de intimação e ameaças de morte pelos supostos agentes da segurança do Estado por causa das informações por si difundidas, também colaborou com a organização defensora dos direitos humanos HRW nas denuncias das atrocidades da Polícia angolana contra vendedoras ambulantes, vulgarmente conhecidos por “zungueiras”.

O Jornalista, co-autor de um importante livro sobre as primeiras grandes manifestações de rua contra o ex-ditador angolano, JES, tem na forja, implementação de uma rádio comunitária no distrito do Zango, região maioritariamente habitada por familias vítimas de demolições e em condições precárias. O projeto da rádio, nunca foi admitido pelas autoridades que alegam ausência de um suporte legal, mas Coque Mukuta acrescenta que vai continuar a exercer a profissão de jornalista e de professor em Angola.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD