Conecte-se agora

Ciência & Tecnologia

Jornalista Angolana convidada para ser colunista de um Jornal científico Internacional

A Jornalista Angolana Neusa e Silva  é  convidada para ser colunista do  Jornal científico  Internacional  apatria.org da comunidade científica de Língua portuguesa espalhada pelo Mundo.

Redação

Publicados

on

jornalista angolana convidada para ser colunista de um jornal científico internacional - IMG 0033 - Jornalista Angolana convidada para ser colunista de um Jornal científico Internacional

No seu primeiro artigo intitulado “O FMI chegou a Angola! E Agora?” a especialista em Jornalismo económico defende que os desafios colocados à Angola pelo FMI, como a restauração da  sustentabilidade externa e fiscal bem como o lançamento das bases para uma diversificação económica e sustentável liderada pelo sector privado, podem ser facilmente minimizados, se em vez de se apostar apenas no sector privado como tal (Empresas) se investisse numa política de valorização e formação do capital humano que já existe.

Faz igualmente uma radiografia do sector empresarial público, apontando  onze empresas que a seu ver e de acordo com a sua prestação de contas poderiam vir a ser a abase para as futuras privatizações em bolsa se tivermos em conta o alto nível de exigência de reporte financeiro que o processo exige.

São elas:  o Entreposto aduaneiro de Angola, a Angop, a Imprensa Nacional, o Grupo Ensa, a Taag, a Unicargas, a Empresa Portuária de Luanda, de Lobito e do Porto Amboim, bem como os caminhos-de-ferro de Luanda.

Já no seu segundo artigo científico intitulado “Angola: Miopia Crónica” a jornalista Neusa e Silva faz um apelo aos nossos decisores para “que paremos de olhar para o Ocidente e viremos os holofotes  aqui para o lado! Para África do Sul”

“Pretendo com isto juntar a minha voz ao coro dos apelos que vêm sendo feitos, no sentido de se quebrarem os grilhões que teimosamente, ainda nos ligam à tendência de assimilação acrítica, dos sistemas políticos, económicos e sociais das anteriores potências colonizadoras.

É urgente e imperioso que Angola, longe de quaisquer ressentimentos, deixe ter Portugal, a anterior potência colonizadora, como exclusiva referência e passe a inspirar-se noutros modelos, cujo sucesso e eficácia estão mais do que comprovados. Sem descurar as melhores práticas de gestão internacionais.” refere Neusa e Silva

Convida igualmente a leitura, reflexão e debate do seu próximo artigo intitulado “Nosso maior activo não é o petróleo!” partilhado na sua página profissional no facebook: Neusa e Silva Jornalista.

Especialista em Jornalismo Económico licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Independente de Angola, com especialização em produção, redação, realização e apresentação de conteúdos para TV e Rádio pela ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação de Lisboa/ Portugal.

Curso Profissional de Jornalismo Informativo em Rádio, administrado pelo Cenjor-Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas de Portugal, bem como o Curso de Produtos e Serviços Bancários administrado pelo IFBA.

Criadora e Diretora editorial da Marca e do Programa Radar Económico, para rádio e TV, emitido recentemente pela Televisão Pública de Angola e pelo seu Canal Youtube, é autora do blog económico neusaesilva.blogspot.com e Vice-Presidente do conselho Técnico da Federação Angolana de Golfe

Foi a primeira jornalista Angolana a criar um programa económico registado como sua propriedade intelectual pelo IAPI, depois de ter sido rosto ao primeiro programa de literacia financeira da Banco Central Angolano, e de ter sido redatora e apresentadora do jornal económico da Rádio Nacional de Angola

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (240)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (13)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (15)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (60)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (7)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação