Connect with us

Economia

Jornada do trabalhador mineiro junta mulheres da geociência em workshop

Published

on

As mulheres ligadas a geociências e geoengenharias vão, na próxima segunda-feira, 19, debater temas sobre o seu envolvimento na indústria mineira e petrolífera, em workshop que está a ser promovido pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás. O evento terá lugar no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, com início marcado para as 08h.

A actividade, de acordo com a nota de imprensa daquele departamento ministerial, a que o Correio da Kianda teve acesso, enquadra-se na jornada do Mineiro, que este ano se realiza sob o lema “o papel do trabalhador mineiro no desenvolvimento do país”.

Neste mesmo dia, a sociedade mineira de Catoca vai proceder a apresentação da revista Quilates, que se propõe a divulgar o sector dos diamantes em Angola.

O referido Workshop consta de um leque de actividades que visam assinalar o dia do trabalhador mineiro, que se celebra a 27 de Abril, ao abrigo da resolução nº6/85 de 15 de Abril.

A jornada do mineiro, que inicia no dia 19, no Centro de Convenções de Talatona em Luanda, tem o seu fim previsto para a província da Huila, onde terá lugar o acto central do dia do mineiro angolano, a 27 de Abril corrente, que será marcado pela inauguração do Laboratório do Instituto Geológico da Huíla, bem como do Centro Tecnológico e de Valorização de Rochas Ornamentais de Angola, na Região de Congenge.

Temas e oradores do workshop

Para o primeiro workshop, com o tema central o papel da mulher na geociência e geoengenharia, serão debatidos seis temas. A engenheira Albina Assis será a primeira prelectora do dia. A antiga ministra dos Petróleos vai narrar a história da trajectória da mulher na geociência e geoengenharia.

Fátima Proença, da Endiama, vai discursar-se sobre a participação da Mulher no sector diamantífero, ao passo que a Demografia e o papel da mulher no sector mineiro será apresentado pela engenheira Djanira Santos. Um painel que prevê ainda dois temas, o papel e o contributo da mulher no sector petrolífero e diversidade e promoção de carreiras femininas, bem como o testemunho de uma jovem estudante que vai debruçar-se sobre os desafios da mulher na geociência.

No período da tarde estão reservados dois painéis, em que serão debatidos quatro temas. O primeiro painel está reservado a discussão de temas sobre Calcários Dolomíticos, Ocorrências e o Processo para obtenção de Licença.

Já o segundo painel traz a experiência de Cuba no uso do calcário dolimítico na agricultura e as facilidades no financiamento de Projectos para a exploração de Calcários Dolimiticos, um tema a ser apresentado por um quadro sénior do Banco de Desenvolvimento Agrícola.

O evento contará com as intervenções do Ministro dos Recursos Minerais e Petróleo, Diamantino de Azevedo, que procederá o discurso de abertura da jornada alusiva ao Dia do Mineiro, do Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jánio da Rosa Corrêa Victor, para abertura do segundo Workshop, e do Secretário de Estado para a agricultura e Pescas, João Manuel Bartolomeu da Cunha, para proferir o discurso de encerramento.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (24)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania