Connect with us

Politica

Jornada da Mulher Africana homenageia cultura bessangana

Published

on

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Inglês Alves, procedeu o lançamento da Jornada da Mulher Africana, na capital do país, numa cerimónia dirigida às mulheres Bessangana da Ilha de Luanda, visando o reconhecimento da importância e do contributo da mulher no desenvolvimento politico, económico e sócio-cultural das sociedades.

A Jornada da Mulher Africana, que ontem teve início e termina a 31 de Julho visa, entre outros objectivos, contribuir para o aprofundamento da solidariedade entre as mulheres, divulgar o papel que as mulheres africanas desempenham na promoção da igualdade de género, participação activa e o envolvimento na tomada de decisões.

Para este ano, o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher definiu desafios e oportunidades da inclusão financeira das mulheres como lema central das festividades.

O encontro intergeracional que se versou a abordar a cultura da mulher bessangana no empoderamento económico da rapariga, serviu para a ministra entregar alguns materiais de pescas e certidões comerciais à cinco cooperativas de mulheres peixeiras da ilha de Luanda, no âmbito das jornadas que se realizam em todo mês de Julho.

A governante referiu que as referidas cooperativas foram criadas no âmbito do primeiro ciclo de formação promovida pelo seu departamento ministerial em parceria com o ministério da Economia e Planeamento, por via do INAPM e com Guiché Único de empresas e com o apoio do PNUD e da FAO.

“Este ano, as festividades do Dia da Mulher Africana celebram-se sob o slogan-geral ‘inclusão financeira da mulher: desafios e oportunidades’, da qual Angola adoptou o lema ‘a valorização das artes para o empoderamento económico das Mulheres’, alinhado ao pensamento dos chefes de Estado africanos que elegeram 2021, como o ano das artes, cultura e património: alavancas para construção da áfrica que queremos”, disse Faustina Alves.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (30)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (23)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania