Connect with us

Mundo

Jordânia recusa assinar acordo com Israel de troca de água por energia

Published

on

O ministro dos Negócios Estrangeiros jordano, Ayman al-Safadi, disse hoje que a Jordânia não vai assinar com Israel um acordo de troca de água por energia.

Esta é considerada mais uma prova das críticas hachemitas ao ataque do Estado judaico à Faixa de Gaza.

Em entrevista à estação televisiva catari Al Jazeera, Al-Safadi assegurou que não vai assinar o acordo, porque “não se imagina um ministro jordano sentado com um ministro israelita para assinar um acordo, enquanto Israel mata o nosso povo em Gaza”.

Na ocasião, afirmou que “Israel está a empurrar toda a região para o inferno” e que “esta guerra não pode continuar”.

Durante a 27.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização das Nações para as Alterações Climáticas, realizada em novembro de 2022, na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, os governos da Jordânia e Israel assinaram um memorando de entendimento para avançar com projetos de energia limpa e dessalinização de água.

Estes projetos implicavam a construção de uma central solar fotovoltaica na Jordânia, que iria produzir energia para exportar para Israel.

Formado em radiojornalismo, com passagem por órgãos de comunicação social públicos e privados. Possui formação internacional em Comunicação e Multimedia. Estudante do curso superior de Gestão/Comunicação e Marketing.