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Economia

Jogos electrónicos movimentam USD 22 milhões por ano em Angola

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Praticado por uma comunidade com mais de 50 mil jogadores registados, os jogos electrónicos geram, anualmente, cerca de USD 22 milhões, em Angola.

Em Angola, com uma população estimada em cerca de 30 milhões de habitantes, a prática de jogos electrónicos ainda está muito abaixo, se comparado com outros países de África.

O mercado é liderado pelos Estados Unidos da América seguido pela China, de acordo com os dados avançados hoje pela multinacional Angola Cables, durante um encontro com jornalistas de diversos órgãos.

Com base em informações da empresa Newzoo, o  mercado do “game”, em África, é liderado pelo Egipto com receitas anuais estimadas em  USD 293 milhões, seguido da África do Sul com 216 milhões.

Em todo mundo, as receitas cresceram de USD 91,5 mil milhões, em 2015, para USD 152,1 mil milhões, em 2019.

As receitas são geradas por compras, sobretudo online e as transacções monetárias são feitas com base em servidores, como a PlayStation, uma das entidades que faz a gestão de jogos electrónicos, que localiza de forma específica a região de cada participante.

Líderes no mercado

As empresas  Angola Cables, a  telefonia móvel Unitel e a NCR (tecnologias) são as que lideram o mercado com o fabrico de  tecnologias que suportam os jogos electrónicos. O mercado conta também com um estúdio, a Bantu Games, que transforma histórias em jogos.

O gestor de produtos da Angola Cables, Crisostomo Mbundu, admitiu ser ainda insipiente a indústria de jogos electrónicos no país, uma situação que pode melhorar caso  haja uma maior  divulgação das plataformas dos jogos digitais produzidos.

“Angola não está fora do mercado de jogos electrónicos, mas precisamos  tirar maior benefício para a comunidade angolana”, referiu.

Jogos nacionais

Sem precisar números, Crisostomo Mdundu disse existirem dezenas de  jogos produzidos em Angola atractivos.

A título de exemplo, apontou o jogo sobre trânsito rodoviário, em que os players aprendem sobre o código de estrada.

“Com as infra-estruturas existentes podemos procurar espaço e posição, aproveitando as vantagens”, augura Crisostomo Mbundu, garantindo que a Angola Cables vai continuar a trabalhar para fomentar os jogos electrónicos em Angola.

A dependência externa dos servidores é apontado como uma das dificuldades neste processo, a nível de África, em particular Angola.

São benefícios dos jogos electrónicos, a melhoria ajuda na memória, velocidade do cérebro e concentração, desenvolvimento de habilidades para futuras carreiras e promoção do trabalho em equipa.

Como desvantagem dos jogos online são apontadas a promoção do sedentarismo, problemas sociais, vício, falta de concentração e problemas de postura.

Com Angop