Desporto
Jogadores da NBA retomam os jogos
Após várias reuniões, os jogadores da Liga norte-americana de Basquetebol (NBA) aceitaram retomar e concluir a temporada, interrompida na quarta-feira, 26, após o boicote dos Milwaukee Bucks ao jogo com os Orlando Magic, em protesto contra o racismo.
Como consequência, os desafios seguintes, entre Houston Rockets – Oklahoma City Thunder e Portland Trail Blazers – Los Angeles Lakers foram também adiados, assim como os desta quinta-feira entre Jazz-Nuggets, Raptors – Celtics e Mavericks – Clippers.
Numa curta nota, a NBA informa que se trabalha já em novas datas para acerto do calendário dos “play-off”.
Este último protesto dos atletas da NBA surgiu na sequência dos acontecimentos de domingo último, em que Jacob Blake, um afro-americano de 29 anos, foi atingido nas costas por sete tiros por um polícia, em Kenosha, quando se deslocava para o carro, onde estavam os filhos,
Blake, encontra-se em estado grave, numa unidade hospitalar.
O boicote, agora ultrapassado, surgiu como uma forma de exigir mais justiça e de reacção perante uma situação que tem se repetido, tendo preferencialmente como vítima cidadãos com o tom de pele negra.
Num espaço curto de tempo, a outra vítima foi George Floyd, que morreu asfixiado por um agente da polícia norte-americana.
Por Angop
Racismo: jogadores da NBA se recusam a jogar como forma de protesto