Connect with us

Diversos

Joe Biden diz-se reticente quanto a sua recandidatura em 2024 sem Trump na corrida

Published

on

O democrata Joe Biden admitiu hoje ter dúvidas se seria candidato a um segundo mandato presidencial nas eleições de 2024 se o republicano Donald Trump não estivesse na corrida.

“Se Trump não se candidatasse, não sei se me candidataria”, disse Biden, 81 anos, citado pela imprensa internacional.

“Mas não podemos deixá-lo ganhar”, acrescentou, numa reunião com doadores democratas perto de Boston (nordeste), referindo-se ao antigo Presidente, que é actualmente o claro favorito nas primárias republicanas.

Joe Biden, cuja campanha tarda em arrancar, há muito que defende que está na melhor posição para voltar a derrotar Donald Trump.

O democrata, cuja idade preocupa os eleitores e que tem dificuldade em “vender” o historial económico, repete regularmente que a própria democracia está em jogo neste novo confronto com o antigo empresário.

Apesar da impopularidade, e salvo uma grande surpresa ou um grave problema de saúde que o obrigue a desistir, Biden tem quase a certeza de ganhar a nomeação dos democratas para as eleições de Novembro de 2024.

Donald Trump, 77 anos, que foi Presidente dos Estados Unidos entre 2017 e 2021, é o favorito nas primárias republicanas.

Na sessão de angariação de fundos, Biden avisou que a democracia está “mais em risco em 2024” e acusou Trump e aliados de estarem determinados a destruir as instituições democráticas.

Trump, que tentou anular a vitória de Biden em 2020 e enfrenta acusações criminais relacionadas com esses esforços, tentou no fim de semana virar o jogo contra o Presidente, chamando-lhe “destruidor da democracia norte-americana”.

Biden, que disse não ser o único a dar o alarme, observou que Trump é o “único candidato derrotado” na história dos Estados Unidos a não aceitar os resultados.

Disse também que durante a insurreição de 06 de Janeiro de 2021 no Capitólio, Trump sentou-se na sala de jantar na Casa Branca a ver os apoiantes “ameaçar o seu próprio vice-presidente”, Mike Pence.

Arrancando algumas gargalhadas dos doadores, Biden recordou que Trump “nem sequer apareceu” na sua tomada de posse.

Com agências internacionais 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *