Conecte-se agora

Bastidores

Joaquim Sebastião fica mais 2 meses em prisão preventiva

Redação

Publicados

on

joaquim sebastião fica mais 2 meses em prisão preventiva - joaquim sebastiao - Joaquim Sebastião fica mais 2 meses em prisão preventiva

A PGR prorrogou o prazo de prisão preventiva do ex-director do Instituto Nacional de Estradas de Angola, INEA, Joaquim Sebastião, pelo facto do prazo de 45 dias estabelecidos por Lei vencer no dia 17 de Abril, soube o Correio da Kianda de fontes ligadas ao processo. Segundo a nossa fonte, o prazo será alargado para mais 2 meses em virtude de não ter sido concluído o processo, para que transitasse em julgado.

Recorde-se que a Lei prevê a revisão dos prazos de dois a dois meses.

A fonte que temos vindo a citar, reforça que o arguido Joaquim Sebastião vai continuar no Hospital prisão de São Paulo, contrariando assim, informações postas a circular sobre uma possível transferencia do arguido para uma outra unidade prisional (Comarca de Viana ou Cadeia de Calomboloca).

Joaquim Sebastião, encontra-se em prisão preventiva, pesando sobre ele as suspeitas da prática dos crimes de peculato (artigo 313.º do Código Penal), subtracção de papéis e documentos por empregado público (artigo 311.º do Código Penal) e associação de malfeitores (artigo 263.º do Código Penal). Esses crimes terão sido praticados durante o tempo e no exercício das funções de director-geral do INEA, o órgão do Estado que sucedeu à Junta Autónoma de Estradas em 1990 e que tinha como atribuições a promoção e coordenação do desenvolvimento das infra-estruturas rodoviárias da rede nacional, bem como a sua exploração, gestão e conservação. Este organismo recebeu biliões de dólares ao longo dos anos, pois tinha como principal objectivo construir e reparar estradas.

Joaquim Sebastião foi director-geral do Instituto de Estradas de Angola (INEA) entre 2003 e 2010. Neste último ano, várias notas publicadas na imprensa davam nota de que a sua fortuna estava a chegar perto do bilião de dólares. Em 2013, Sebastião sucedeu a Tchizé dos Santos como presidente do Benfica de Luanda.

 

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (220)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (12)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (58)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD