Conecte-se agora

Bastidores

Joaquim Sebastião fica mais 2 meses em prisão preventiva

Redação

Publicados

on

joaquim sebastião fica mais 2 meses em prisão preventiva - joaquim sebastiao - Joaquim Sebastião fica mais 2 meses em prisão preventiva

A PGR prorrogou o prazo de prisão preventiva do ex-director do Instituto Nacional de Estradas de Angola, INEA, Joaquim Sebastião, pelo facto do prazo de 45 dias estabelecidos por Lei vencer no dia 17 de Abril, soube o Correio da Kianda de fontes ligadas ao processo. Segundo a nossa fonte, o prazo será alargado para mais 2 meses em virtude de não ter sido concluído o processo, para que transitasse em julgado.

Recorde-se que a Lei prevê a revisão dos prazos de dois a dois meses.

A fonte que temos vindo a citar, reforça que o arguido Joaquim Sebastião vai continuar no Hospital prisão de São Paulo, contrariando assim, informações postas a circular sobre uma possível transferencia do arguido para uma outra unidade prisional (Comarca de Viana ou Cadeia de Calomboloca).

Joaquim Sebastião, encontra-se em prisão preventiva, pesando sobre ele as suspeitas da prática dos crimes de peculato (artigo 313.º do Código Penal), subtracção de papéis e documentos por empregado público (artigo 311.º do Código Penal) e associação de malfeitores (artigo 263.º do Código Penal). Esses crimes terão sido praticados durante o tempo e no exercício das funções de director-geral do INEA, o órgão do Estado que sucedeu à Junta Autónoma de Estradas em 1990 e que tinha como atribuições a promoção e coordenação do desenvolvimento das infra-estruturas rodoviárias da rede nacional, bem como a sua exploração, gestão e conservação. Este organismo recebeu biliões de dólares ao longo dos anos, pois tinha como principal objectivo construir e reparar estradas.

Joaquim Sebastião foi director-geral do Instituto de Estradas de Angola (INEA) entre 2003 e 2010. Neste último ano, várias notas publicadas na imprensa davam nota de que a sua fortuna estava a chegar perto do bilião de dólares. Em 2013, Sebastião sucedeu a Tchizé dos Santos como presidente do Benfica de Luanda.

 

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (247)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (13)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (16)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (61)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (7)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação