Politica
João Lourenço visita projectos agro-industriais em Malanje
O Presidente da República, João Lourenço, avaliou esta quarta-feira, 06, o funcionamento da fazenda Lutete Kizenga, em Cacuso, implantada numa área de 5 mil hectares destinados à produção de milho, feijão e soja.
O empreendimento agrícola implementado, em 2019, começou a produzir em Setembro do ano passado e criou 190 postos de trabalho para jovens locais.
Para a presente campanha agrícola, estão a ser preparados 485 hectares de terra para as famílias camponesas de Kizenga que vão ser assentados no projecto e receber o financiamento do BDA e do Ministério da Agricultura, disse o PCA da Empresa de Gestão de Terras Aráveis (Gesterra), Carlos Paim.
No mesmo município visitou, igualmente, a Biocom – primeira empresa do país a produzir e a comercializar açúcar, etanol e energia eléctrica a partir da biomassa.
O Presidente da República efectua uma visita de trabalho naquela região do país, numa altura que os populares malanginos queixam-se da falta de hospitais e fraca capacidade de distribuição de energia eléctrica, nos municípios do interior da província de Malanje.
Por sua vez, o Governador da província, Marcos Nhunga, enumera os projectos em carteira na sua jurisdição e garante que, do titular do poder Executivo, vai pedir o financiamento dos mesmos para garantir a melhoria das condições de vida das populações.
Cidadãos de Malanje queixam-se de poucos hospitais e fraca distribuição eléctrica