Connect with us

Politica

João Lourenço visita projectos agro-industriais em Malanje

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, avaliou esta quarta-feira, 06, o funcionamento da fazenda Lutete Kizenga, em Cacuso, implantada numa área de 5 mil hectares destinados à produção de milho, feijão e soja.

O empreendimento agrícola implementado, em 2019, começou a produzir em Setembro do ano passado e criou 190 postos de trabalho para jovens locais.

Para a presente campanha agrícola, estão a ser preparados 485 hectares de terra para as famílias camponesas de Kizenga que vão ser assentados no projecto e receber o financiamento do BDA e do Ministério da Agricultura, disse o PCA da Empresa de Gestão de Terras Aráveis (Gesterra), Carlos Paim.

No mesmo município visitou, igualmente, a Biocom –  primeira empresa do país a produzir e a comercializar açúcar, etanol e energia eléctrica a partir da biomassa.

O Presidente da República efectua uma visita de trabalho naquela região do país, numa altura que os populares malanginos queixam-se da falta de hospitais e fraca capacidade de distribuição de energia eléctrica, nos municípios do interior da província de Malanje.

Por sua vez, o Governador da província, Marcos Nhunga, enumera os projectos em carteira na sua jurisdição e garante que, do titular do poder Executivo, vai pedir o financiamento dos mesmos para garantir a melhoria das condições de vida das populações.

Cidadãos de Malanje queixam-se de poucos hospitais e fraca distribuição eléctrica

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.