Connect with us

Destaques

João Lourenço visita obras da Refinaria de Cabinda

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, visita nesta sexta-feira, as obras de construção da Refinaria de Cabinda, no quadro da sua viagem que iniciou nesta quinta-feira ao enclave, de acordo com o programa oficial a que o Correio da Kianda teve acesso.

A futura Refinaria de Cabinda está situada há cerca de 3,8 quilómetros da aldeia de Malembo, numa área total de 313 hectares. Quando concluida primeira fase das obras iniciadas neste ano, poderão produzir 30.ooo barrís/dia, ao passo que na segunda fase a produção diária de petróleo deverá ser duplicada para 60.000. Em termos de custos, a a primeira fase está orçada em 220 milhões de dólares e a segunda e terceira fases têm um custo total estimado em 700 milhões de dólares.

Ainda na sexta-feira, no período da manhã, o presidente João Lourenço inaugura o Terminal Marítimo de Passageiros de Cabinda, para o início oficial das operações dos Catamarãs do projecto de Cabotagem Norte, da ligação marítima de Cabinda com o resto do país.




Logo a seguir a sua chegada a província mais a norte do país, nesta quinta-feira, o Chefe de Estado presidiu uma reunião com o Governo da província, para abordagem do estado geral do território de Cabinda, onde participaram a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa; da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto; do Interior, Eugénio de Sousa Laborinho; dos Transportes, Ricardo Viegas d´Abreu, da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, entre outros, que prestaram esclarecimentos sobre o desempenho local dos respectivos sectores.

A seguir a reunião do conselho de governação, João Lourenço inaugurou o Hospital Geral de Cabinda, com a capacidade de 200 camas.

Já no período da tarde, desta quinta-feira, o Presidente da República concedeu audiências, em separados, à representantes da sociedade civil, nomeadamente figuras eclesiásticas, autoridades tradicionais, jovens e empresários.

Colunistas