Connect with us

Politica

João Lourenço viaja para Brazzaville para Conferência da CEEAC

Published

on

O Presidente da República desloca-se amanhã à cidade de Brazzaville, República do Congo, para participar da Cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Central CEEAC.

Os líderes da CEEAC estarão reunidos para decidirem sobre o plano de ação prioritário para o ano que começou recentemente, 2022. O momento de destaque da Cimeira será a transferência de poderes na liderança do bloco económico regional. O Congo, até aqui presidente em exercício da CEEAC, termina o seu mandato para dar lugar à RD Congo.

O evento, a decorrer no Centro Internacional de Conferências de Kintéle, tem como objectivo avaliar as questões de ordem económica, política e de segurança na sub-região, bem como proceder à passagem da Presidência em Exercício da CEEAC do Presidente da República do Congo, Denis Sassou N’guesso, para o homólogo da República Democrática do Congo, Félix Antoine Tshisekedi.

São igualmente aguardados nesta sessão, além do Presidente da República anfitrião, Denis Sassou N’guesso, os Chefes de Estado do Brurindi, Evariste Ndayishimiye, dos Camarões, Paul Biya, do Tchad, Mahamat Déby Itno, do Gabão, Ali Bongo, e da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

A lista dos estadistas inclui também os Presidentes da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra, da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, do Rwanda, Paul Kagame, de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, ou seus representantes.

Dez Chefes de Estados e de Governos, incluindo João Lourenço, são esperados esta quarta-feira, na cidade de Brazzaville, capital da República do Congo, para a 20ª Sessão Ordinária da Conferência da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).